Sexta, 24 de Setembro de 2021 14:40
(11) 94736-1607
Esportes de Aventura Água

Caiaque: esporte aquático para quem busca melhorar a saúde e condicionamento físico

Mas com tantas opções de caiaques e tantas modalidades do esporte, como escolher o melhor equipamento para cada prática?

01/04/2021 15h55 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Não existe um modelo que atenda a vários gêneros esportivos simultaneamente, cada caiaque tem um objetivo e uma característica própria, por isso a importância de entender qual a melhor escolha para uma pratica saudável.

Aspectos gerais do caiaque

É preciso ter facilidade de remar, estabilidade, velocidade em águas calmas e em ondas. Capacidade de passar por ondas e marolas, manobrabilidade, precisa ser seguro. O atleta tem que ter facilidade de entrar e sair, precisa ser fácil de transportar. O peso certo, resistência para o impacto com pedras e fundo, oferecer conforto ao sentar. Flutuação (inclusive com água dentro), capacidade de levar bagagem, facilidade para esgotar água. Capacidade para longas travessias em mar com ondas e marolas. Facilidade de rolar, adequabilidade para surfar em ondas e adequabilidade para rios com grande volume de água.

Também é preciso ter adequação para manobras de rodeio, ter a capacidade de manter o canoísta bem “vestido no caiaque”, ele precisa aguentar grandes pressões de água e não achatar. O barco tem que atender as normas das modalidades específicas para o uso em competições esportivas oficiais.

Para exemplificar o que foi dito acima não é possível ter um caiaque que seja ao mesmo tempo veloz e manobrável ou estável.

Barcos para a canoagem de lazer

Estes barcos devem priorizar a facilidade de remar, conforto, segurança e praticidade.

Caiaque aberto

A principal característica deste tipo de caiaque é que o remador não entra no barco, mas se senta em cima como se fosse uma. Estes barcos devem ser curtos (menos que 3,00m) e largos (mais que 0,65m) para serem estáveis. Adaptam-se, com facilidade a qualquer situação de água, até um nível grau 2 (no máximo) para rios caudalosos.

Este modelo de caiaque é recomendado para o remador iniciante ou aquele que quer dar um passeio tranquilo sem preocupação de velocidade, ou então aquele usuário que pretende ficar confortavelmente sentado admirando a paisagem, pescando ou que queira levar um equipamento de mergulho ou fotografia.

Caiaque de turismo

Estes caiaques são fechados e tem em geral comprimento maior que 3,5m, por que são barcos destinados a quem pretende empreender pequenas expedições ou passeios mais longos. Estes precisam ser confortáveis, e exigem alguma experiência e habilidade, em especial para subir nele e esgotar a água em caso de inundação interna.

Caiaques de corredeira

São barcos de lazer  para serem usados em águas brancas, que são rios com ondas, pedras, redemoinhos, refluxos e outros movimentos em turbilhão, mas esta pratica exige experiência e prática do canoísta. Como são feitos para resistir a impactos com pedras no fundo de rios e mar são sempre feitos de material plástico, não sendo adequados os caiaques de fibra.

Há uma grande variedade de tipos de caiaques de corredeira, mas quase todos são barcos curtos (de 2,5 a 3,2m), com grande manobrabilidade e formas de proa e popa levantadas. Os modelos mais usuais, usados para descer rios, tem formas de grande volume (cheias), na proa e popa.

Caiaques de expedição

São barcos especialmente previstos para grandes travessias no mar ou rios, que dispõe de compartimentos para guarda de bagagem recomendados para estas situações específicas. As mesmas características descritas acima podem ser encontradas nos caiaques duplos que acomodam duas ou mais pessoas e que são em geral concebidos com a mesma finalidade que os modelos para um canoísta, mas tem capacidade e espaço para comportar 2 assentos de forma que os dois usuários remem.

Caiaker: especialista na construção e vendas de caiaques no Brasil

A Caiaker nasceu há mais de 15 anos por iniciativa de Ennio Henrique Robba, engenheiro naval formado pela USP, praticante e grande incentivador da canoagem e ex diretor da confederação brasileira de canoagem. O objetivo foi introduzir os caiaques fabricados em plástico polietileno no mercado brasileiro, já largamente difundidos no exterior. No Brasil existiam apenas caiaques fabricados em fibra de vidro, muito mais frágeis e menos duráveis do que aqueles fabricados em plástico. Os poucos caiaques deste material que chegavam ao Brasil eram extremamente caros e inacessíveis ao público em geral.

Clique aqui e leia mais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 14h31 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

24° Sensação
12.6 km/h Vento
39.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio