Sexta, 24 de Setembro de 2021 15:42
(11) 94736-1607
Turismo Turismo Ferroviário

5 viagens super maneiras para fazer de trem no Brasil

Diversão garantida para toda família

29/12/2020 11h00 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Criado no início do século 19, ele oferece aos passageiros uma viagem confortável com direito à paisagens exuberantes entre serras, matas e plantações e, as vezes, centros urbanos históricos. Por isso, o turismo ferroviário é um embarque na história brasileira. O tempo foi passou, mas os trens não perderam seu charme, pelo contrário, vem ganhando importância no turismo cada vez mais.
 
No Brasil existe 28 roteiros de trens de passageiros, entre regulares e turísticos, autorizados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A variedade é tão grande que o turista pode escolher entre antigas Marias Fumaças ou trens mais modernos.
 
O Aventuração separou algumas dicas para você curtir em sua região um passeio muito agradável com sua família. Confira.
 
Trem de Rio Negrinho a Rio Natal (SC)
 
Sentir-se um típico passageiro da década de 1940 vai fazer parte do passeio de quem escolher esse roteiro, as “senhoras” locomotivas podem até ter uma idade avantajada, mas dão conta de cruzar os 40 km entre Rio Negrinho e Rio Natal, no município de São Bento do Sul com maestria.  Também fazem parte do atrativo incríveis obras da engenharia, como túneis, viadutos e pontes que estão presentes históricas.
Estrada de Ferro Carajás (PA – MA)
 
Norte e Nordeste brasileiros estão unidos pelos trilhos em um trajeto de 892 km. Considerado o mais longo do país nessa categoria, o visitante vai percorrer o trajeto da maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA).  O trem funciona desde 2015 e transporta cerca de 300 mil passageiros por ano.
 
Trem do Vinho (RS)
 
Dois atrativos em um só passeio. A Maria Fumaça “trem do vinho”, como é conhecida, percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e dá oportunidade ao turista de viver as tradições dos imigrantes italianos, que são retratadas no passeio por meio de apresentações gaúchas. No trajeto também são servidos vinho tinto, suco de uva branco e tinto, além de espumante. A rede ferroviária foi inaugurada em 1919 e transportou passageiros até a metade da década de 1970.
 
Estrada de Ferro Vitória a Minas (ES – MG)
 
Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) são ligadas pela ferrovia desde 1907, levando um milhão de passageiros por ano pelos 664 km de distância entre as capitais. Com essa opção, o turista se deleita por um dia inteiro com paisagens de importância histórica na região sudeste. É importante ressaltar que o trem oferece conforto e estrutura alimentar para que esse dia seja ainda mais inesquecível.
 
Trem do Corcovado (RJ)
 
A paisagem da Mata Atlântica faz parte do percurso. Quando se trata de trem, esse é um dos roteiros mais populares do Brasil, com direito a locomotiva centenária (a primeira do país) e elétrica, o que auxilia a não poluir o meio ambiente. Como bônus, o turista ainda consegue admirar a cidade maravilhosa lá do alto, no Cristo Redentor.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Turismo Ferroviário
Sobre Turismo Ferroviário
Turismo Ferroviário
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 15h33 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

21° Sensação
18.7 km/h Vento
60.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio