Sexta, 24 de Setembro de 2021 15:53
(11) 94736-1607
Esportes de Aventura Terra

Rapel: uma aventura vertical e para quem não tem medo de altura

Se você não tem medo de desafios, esse esporte de aventura é ótima pedida para fugir da rotina

30/03/2021 13h31 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Divulgação Rapel SP
Divulgação Rapel SP

O rapel é um processo de descida de uma vertente ou paredão na vertical com a ajuda de uma corda dupla passada sob uma coxa e sobre o ombro oposto a ela, ou por meio de um dispositivo especial que desliza controladamente pelo cabo.

É necessário força e técnica para a pratica do esporte, mas para inicio foco e atenção são primordiais para uma descida com segurança. O esporte é uma atividade radical que coloca o atleta em contato direto com a natureza, podendo ser realizado em paredões, montanhas ou cachoeiras.

A atividade foi criada tendo como base técnicas de alpinismo, e para iniciantes deve ser sempre realizada com instrutores. A técnica é usada por bombeiros e equipes de resgates em todo mundo em casos de salvamentos. O termo em francês significa chamar ou recuperar.

Benefícios do Rapel para saúde

Para a pratica do esporte é necessário concentração, controle da respiração e atenção em todos os momentos da prática, fazendo com que sejam evitados picos de ansiedade. Além disso, com a prática constante, é possível controlar o sentimento de forma mais natural, trazendo para o dia a dia.

O atleta precisa de muita atenção na descida para não escorregar ou se machucar, então a pratica ajuda a tornar mais fácil a coordenação motora dos nossos membros superiores e inferiores, além de transformar as ações cada vez mais precisas.

Durante a prática esportiva, todos os membros do corpo são movimentados, ajudando a fortalecer os ossos e músculos, além de proporcionar flexibilidade para todo o corpo.

Além dos benefícios físicos o esporte ajuda na redução do estresse, estar em contato com a natureza ajuda a tranquilizar e acalmar os ânimos.

Para evitar acidentes é necessário usar sempre usar capacete, utilizar tênis ou algum calçado com bastante aderência; luvas; o uso de calça ou bermuda será determinado pelo local onde o Rappel será praticado. Protetor solar e se hidratar também são importantes.

Alguns lugares para praticar o Rapel em SP

Atibaia/SP. Pedra Grande: Rapel 38m.

Mairinque/SP. Ponte Férrea: Rapel 50m.

São Bento do Sapucaí/SP. Pedra do Baú e Bauzinho: + modalidades.

São Paulo. Viaduto Sumaré: Rapel 28m e Tirolesa.

Lagoinha/SP. Cachoeira Grande: Cascading 38m.

Pedra Bela/SP. Pedra Bela: Escalada e Treinamento.

A Rapel.SP oferece opções incríveis, treinamento e outras modalidades de esportes de aventura.

Clique aqui, veja mais informações... e Aventure-se!  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 15h53 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

21° Sensação
18.7 km/h Vento
60.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio