Sexta, 24 de Setembro de 2021 16:18
(11) 94736-1607
Circuitos Turísticos Viajando

Serra do Rio do Rastro tem cânions de tirar o fôlego

A pé, de bike, carro ou moto, difícil é não se impressionar com a exuberância do local.

16/03/2021 15h57
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

Ligando os municípios de Bom Jardim da Serra à Lauro Muller, a Serra do Rio do Rastro é uma rodovia que contém um mirante a mais de 700 metros de altitude e, entre paredões rochosos, existem 256 curvas nos mais de 35 quilômetros de extensão

A Serra do Rio do Rastro fica a 490 km de Curitiba, no Paraná, e 220 quilômetros de Florianópolis. O acesso é pelas rodovias BR-101 – que está duplicada na maior parte do trecho – e BR-282 até chegar na SC-438, que liga Bom Jardim da Serra e Lauro Müller.

Muitas surpresas esperão por você nesse trecho da Serra Catarinense, como vinícolas, cânions, araucárias e uma estrada cheia de curvas. E um dos pontos super positivos é que tem bem menos visitantes que as serras gaúchas. 

A fauna e a flora também são abundantes e ela ganhou o apelido de “Patagônia Brasileira“, devido a suas similaridades com a Patagônia da Argentina.

Em torno de 1 hora você consegue subir e descer a serra toda. Ela é muito sinuosa e tem muito caminhão, por isso o cuidado é redobrado e a velocidade bem reduzida.

Se puder evite a Serra nos finais de semana, os Catarinenses costumam subi-la, principalmente no inverno para aproveitar o friozinho das cidades Serranas. Ainda sobre descer ou subir a Serra do Rio do Rastro, se sua opção for também conhecer as cidades serranas, prefira descer a Serra, o visual é mais interessante.

A história da Serra do Rio do Rastro começa em 1870, quando os primeiros habitantes da região, levados pela necessidade de conseguir os gêneros de primeira necessidade que chegavam ao Porto de Laguna, abriram uma trilha na mata que ficou conhecida como “Serra do Doze” e foi o primeiro nome do lugar, que só depois passou a se chamar “Serra do Rio do Rastro”.

A viagem até a cidade portuária era feita em lombos de burros e a aventura podia levar dias. Na década de 80, a estrada foi pavimentada e iluminada. Mas até hoje mantém nas suas curvas acentuadas uma atração à parte. Além de facilitar a vida dos moradores, a Serra passou a ser o principal destino das pessoas que gostam de curtir a natureza.

A estrada tem 34 quilômetros. A subida começa em Lauro Müller e no alto da montanha fica Bom Jardim da Serra, uma cidade pequena e acolhedora. Ao chegar no topo da Serra, é impossível não parar.

No ponto mais alto fica um mirante, de onde é possível visualizar todas as curvas da estrada em meio à mata nativa. Este é o ponto da estrada mais apaixonante, quando se pode ver a imagem completa da Serra, as montanhas, árvores, pedras e pontos em que a água corre morro abaixo, um espetáculo completo visto de apenas um lugar.

Em 2012, a Serra do Rio do Rastro foi eleita uma das “estradas mais espetaculares do mundo” por um site espanhol, ficando bem a frente das demais concorrentes.

Além da grande beleza da paisagem, a Serra do Rio do Rastro faz parte de uma coluna estratigráfica clássica do antigo supercontinente Gondwana no Brasil, a Coluna White, tendo sido classificada como um dos sítios geológicos brasileiros, pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos.2 3

Realmente é de rara e única beleza contemplar essa obra da natureza. Entretanto, para os motoristas desavisados, vale a pena tomar alguns cuidados adicionais: sendo a serra caracterizada por subidas muito íngremes e curvas fechadíssimas, em alguns trechos é impossível passar dois veículos de médio e grande porte ao mesmo tempo. Ou seja, se for cruzar numa curva com um caminhão, por exemplo, em alguns casos só será possível um veículo por vez. Daí a necessidade de os motoristas dos caminhões descerem acionando suas buzinas. Caso isso não ocorra, pode-se facilmente envolver-se num acidente. Portanto, vale a pena conhecer esta maravilha. Mas todo cuidado ao trafegar no trecho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 16h13 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

19° Sensação
18.7 km/h Vento
60.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio