Sexta, 24 de Setembro de 2021 15:29
(11) 94736-1607
Turismo Turismo de aventura

Turismo de aventura em Minas Gerais é para quem tem fôlego e coragem

O estado mineiro proporciona aos aventureiros experiências de mergulho, rapel, arvorismo e trekking, além é claro da comida caseira deliciosa e das paisagens que são cenários de novela

23/03/2021 16h04 Atualizada há 6 meses
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O turismo de aventura em Minas Gerais ganhou destaque nos últimos anos e a procura pelas cidades como destinos para turistas que buscam adrenalina aumentaram. Estar em contato com a natureza tem motivado muitos turistas a buscarem destinos brasileiros, que equilibrem experiências novas e atividades para a família toda.

O Brasil foi eleito o melhor destino de aventura do mundo no ranking global Best Countries e não foi sem razão, afinal, as terras tupiniquins são privilegiadas quando se trata de belezas naturais.

Confira quatro cidades mineiras com atividades radicais:

 Lima Duarte – Parque Estadual do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, na Zona da Mata, conhecido por sua beleza natural, pelo povoado rústico e acolhedor localizado na Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As maiores belezas da cidade estão protegidas na área do Parque Estadual do Ibitipoca que conta com grutas, montanhas e cachoeiras. Dentre os vários atrativos naturais e trilhas que o parque oferece, o circuito da Janela do Céu com cerca de 18 km é o preferido dos aventureiros que visitam a região.

Roteiros

Janela do Céu

Percurso total: 16Km

Na trilha: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico do Ibitipoca, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Janela do Céu, Rio Vermelho.

Pico do Pião

Percurso total: 11 Km

Na trilha: Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião, Ruínas da Capela no Pico do Pião

Roteiro das águas

Percurso total: 5Km

Na trilha: Lago dos Espelhos, Lago Negro, Prainha, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos, Rio do Salto.

Vila Souza do Rio Grande

Percurso total: Distante 30 Km de Conceição do Ibitipoca

No roteiro: Passeio de bote e caiaque no Rio Grande, Cachoeira do Cedro, Pedra que Equilibra, Corte de Pedra.

Vila dos Moreiras

Percurso total: Distante 12 Km de Conceição do Ibitipoca

No roteiro: Cachoeira Janela do Céu parte baixa e Serra da Água Santa (propriedades particulares)

São Roque de Minas – Parque Nacional da Serra da Canastra

São Roque é uma cidade privilegiada e um dos locais mais procurados para o turismo de aventura já que dá acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. A região conta com diversas cachoeiras que favorecem a prática de rapel e canionismo, como a Cachoeira do Capão Forro e a Cachoeira do Nego.

Mas o destaque vai para a Cachoeira Casta d’Anta com nada menos do que 186 metros, é a maior queda do Rio São Francisco e considerada o atrativo mais importante da Serra da Canastra. O acesso é relativamente fácil tanto para a parte alta quanto para a parte baixa da serra e feito por estradas de terra.

Roteiros

Pingo do Mula - Vivência Gastronômica

Disponibilizamos, para as pessoas interessadas em conhecer e viver um pouco da rotina

de uma fazenda produtora de queijo minas artesanal, recepções em nossa propriedade

para grupos de até doze pessoas.

Passeio de Balão na Serra da Canastra

Saída de São Roque de Minas, Estância Capim Canastra.

Trilhas do Cerradão

Caminhada, banho de rio e cachoeira na RPPN do Cerradão 

Mar de Minas

Quem foi que disse que Minas Gerais não tem mar? Tem e é de água doce: o lago de Furnas, com 1.440 km2 de área e perímetro de 3.700 quilômetros, quatro vezes a Baía da Guanabara. O reservatório, formado no fim dos anos 50 e que banha 34 cidades, tem atrativos naturais surpreendentes, principalmente na região mais próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra e à cidade de Capitólio: imensos paredões de rocha, cânions, ilhas, piscinas naturais, praias de areia e cascalho e cachoeiras que deságuam diretamente no lago.

A água é de uma cor verde-esmeralda que lembra o litoral do Rio e é relativamente quente (média de 20 graus). Um lugar perfeito para nadar, navegar de barco, caiaque e de lancha.

Santana do Riacho – Parque Nacional da Serra do Cipó

O município de Santana do Riacho é considerado por muitos a capital mineira do ecoturismo, por ser a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó. O lugar é rico em curso d’água e conta com diversos lagos, poços e cachoeiras, além disso, é claro, das belíssimas paisagens naturais, grutas, pedreiras e campos rupestres.

Entre os atrativos estão a Cachoeira Grande, que tem 50 metros de extensão e 9 metros de altura. Um cenário convidativo para uma nova aventura. E o Poço Azul, um pequeno poço formado por filete de água que nasce das profundezas do Salão de Pedras. As águas incrivelmente azuis e cristalinas impressionam os visitantes.

Roteiros

Parque Nacional

Cachoeira Grande

Cachoeira da Farofa

Cachoeira Véu da Noiva

Cânion dos Confins

Cachoeira do Tomé

Cachoeira de Baixo

Coqueiro

Juquinha

Cachoeira do Gavião

Travessão

Cachoeira da Braúna

Cachoeira do Riachinho

Cachoeira da Capivara

Cachoeira das Andorinhas

Alto Caparaó – Parque Nacional do Caparaó

Alto Caparaó é a cidade onde se localiza o principal acesso ao Parque Nacional do Caparaó. A atração mais procurada da cidade para os apaixonados por turismo de aventura é a trilha até o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do Brasil, para assistir ao nascer do sol e apreciar a vista da região a mais de 2.892 metros de altitude.

No arredores do parque também é possível explorar as belíssimas cachoeiras. As mais frequentadas são a Cachoeira Bonita com 80 metros de queda e acesso por uma trilha fácil com cerca de 300 metros de extensão e o Vale Encantado formado por diversas corredeiras, cachoeiras e piscinas naturais, com cerca de 400 metros de trilha.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 15h11 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

24° Sensação
17.2 km/h Vento
49.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio