Sexta, 24 de Setembro de 2021 16:15
(11) 94736-1607
Turismo Tudo de bom

Viaje para o Amapá e descubra paisagens cinematográficas

Cansou do frio de outono do sul e sudeste do país¿ Confira a nossa dica de viagem para o Norte do país e descubra um estado com temperatura agradavelmente quente

16/03/2021 15h28
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

O Amapá fica no norte do país, no Platô das Guianas, a capital Macapá é cortada pela linha do Equador.  O Amapá foi desmembrado do estado do Pará em 1943, quando foi criado o Território Federal do Amapá (TFA). Permaneceu nesta condição até 1988, quando a atual Constituição Federal o elevou a estado da Federação.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 807.810 habitantes em 2017.

Na verdade pouco se houve falar do estado do Amapá, por isso a maioria desconhece o turismo em potencial que estas terras oferecem, com paisagens lindas, hotéis e pousadas requintadas, gastronomia típica e passeios locais para família inteira.

A Fortaleza de São José de Macapá é uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII. Erguida com o propósito de defender a Amazônia, em especial diante da perspectiva de uma invasão francesa (os franceses já haviam ocupado o território da Guiana), ocupa uma extensa área na margem esquerda da foz do rio Amazonas, na capital do Amapá, fundada em 1758, justamente pouco antes do início da construção do marco arquitetônico e histórico que hoje é um dos seus principais pontos turísticos.

A Fortaleza  tem 127 metros quadrados protegidos por muralhas de 15 metros de altura. Um trapiche de 472 metros sobre o Rio Amazonas, construído nos anos 40 para ser a porta de entrada e saída dos barcos, hoje é servido por restaurantes e uma linha turística de bonde elétrico.

A linha do Equador é demarcada por um monólito onde turistas podem tirar fotos com um pé em cada hemisfério. Para os turistas que desejam ver o fenômeno do encontro das águas fluviais com as do Atlântico, o Pororoca, o o visitante precisa viajar de avião até a foz do Amazonas.  

Outra opção de passeio é o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque que é uma das áreas de conservação do país para proteção integral da Natureza. O parque fica entre os estados do Amapá e do Pará com território distribuído pelos municípios de Almeirim, Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Pracuuba e Serra do Navio.

O parque foi criado em 2002, com área de 3.846 mil hectares (cerca de 1% da Região Norte) e perímetro de 1.921 km. É o maior parque nacional do Brasil, e envolve um sistema sócio-ecológico. A vegetação característica é a floresta de terra firme (floresta ombrófila densa), algumas árvores possuem mais de 60m de altura. Além da parte botânica o parque tem uma rica diversidade de animais silvestres.

Conheça o Amapá e viaje pelo Brasil, veja outros destinos turísticos para suas férias em nosso Portal AventurAção.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 16h13 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

19° Sensação
18.7 km/h Vento
60.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio