Sexta, 24 de Setembro de 2021 14:51
(11) 94736-1607
Turismo Santa Catarina

Ecoturismo sustentável e praias lindíssimas

Santa Catarina oferece ecoturismo

05/10/2020 12h50 Atualizada há 9 meses
Por: redacao
Ecoturismo sustentável e praias lindíssimas

Ecoturismo e esportes de aventura em Santa Catarina

 

 

Turistas que procuram por ecoturismo e praticas de esportes radicais em contato com a natureza podem viajar para Santa Catarina e se divertir com a qualidade de opções de passeios e entretenimento da região.

 

A natureza privilegiada do estado é um convite permanente para as mais diversas atividades ao ar livre. Faça trilhas a pé ou de bike, explore cânions, escale montanhas, desça cachoeiras e voe alto em Santa Catarina

 

Tanto no litoral quanto no interior existem excelentes trilhas para trekking e mountain biking. Elas adentram a Mata Atlântica e atravessam costões e morros à beira-mar, ou cortam vales e montanhas no interior do estado. Cachoeiras e cascatas estão em toda parte, para a alegria dos praticantes de rapel e cascading.

 

A serra catarinense também tem locais fabulosos para a prática do canyoning, que exige o conhecimento de várias técnicas de escalada, rapel, tirolesa, entre outras. Há também boas opções para quem gosta de se aventurar em veículos off-road ou em circuitos de cicloturismo. E no céu também tem muita emoção no voo livre, paraquedismo e voos de planador.

 

Com 560 km de extensão, o litoral catarinense possui praias belíssimas, com características bem diferentes umas das outras. Algumas estão localizadas em balneários movimentados. Outras, quase desertas, são acessíveis somente por trilhas no meio da Mata Atlântica ou por barco.

 

Para os praticantes de surfe, windsurfe, kitesurf, stand-up paddle e vela, o que não faltam são boas ondas e ótimos ventos em toda a costa, e também em paraísos como a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e a Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba. Já para quem gosta de surfar sobre uma prancha de sandboard, a dica são as dunas da Joaquina, em Florianópolis, e também as localizadas em Garopaba e Jaguaruna.

 

O litoral de Santa Catarina é uma espécie de berçário das baleias-francas. De junho a novembro, elas deixam a Antártida e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes nas águas de Imbituba, Garopaba e Palhoça, principalmente. É possível vê-las da praia com facilidade, mas há expedições embarcadas, feitas por operadoras credenciadas, que levam os turistas a poucos metros desses grandes mamíferos, alguns com mais de 17 metros de comprimento.

 

O ecoturismo catarinense também tem boas opções para os adeptos de observação de aves, exploração de cavernas, tirolesa e arvorismo.

 

A Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, próxima a Florianópolis e Bombinhas, é considerada o melhor local para a prática do mergulho autônomo no Sul do Brasil. Abrigo natural de várias espécies marinhas, a reserva tem atividade turística controlada pelas entidades ambientais, que regulam os pontos de mergulho e a quantidade máxima de visitantes. Somente as operadoras credenciadas estão autorizadas a fazer os passeios.

 

Também há ótimas opções de mergulho autônomo e livre nas baías abrigadas e costões localizados em Bombinhas, Porto Belo e Florianópolis.

 

Santa Catarina possui alguns dos melhores pontos do Brasil para a prática do rafting. É o caso do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes, no Vale do Itajaí. Operadoras credenciadas oferecem passeios com diferentes níveis de dificuldade.

 

Emoção garantida também nos belos rios de Santo Amaro da Imperatriz, próximo a Florianópolis, e na Serra Catarinense. A canoagem também é uma boa alternativa em vários balneários, rios, lagoas e parques no interior do estado.

 

Foto: Divulgação

Texto: turismo.sc.gov.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 14h51 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

24° Sensação
17.2 km/h Vento
49.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio