Sexta, 24 de Setembro de 2021 15:36
(11) 94736-1607
Palestra

Palestra discute tendências e desafios da economia compartilhada no turismo

Palestra discute tendências e desafios da economia compartilhada no turismo

27/09/2018 21h33 Atualizada há 3 anos
Por: redacao
Palestra discute tendências e desafios da economia compartilhada no turismo

Secretário de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, afirmou que setor está se adaptando a um novo mercado que combina experiência, compartilhamento de serviços e ferramentas digitais.

A diversificação dos canais de oferta e do padrão das experiências de hospedagem é uma tendência mundial. Em palestra na tarde desta quinta-feira (27) na maior feira de turismo do Brasil - a 46º ABAV Expo, em São Paulo (SP) -, o secretário de Qualificação e Promoção do Ministério do Turismo, Bob Santos, afirmou que "o cenário de desenvolvimento do turismo acompanha duas grandes revoluções: a da era digital e a da busca pelo valor das experiências".

Para ele, “o grande desafio é não só acompanhar as tendências e nos adequarmos a elas, mas entender o impacto e efeito disso na vida das pessoas". Ele frisou que o compartilhamento de serviços vem conquistando o mercado de todos os setores e que o turismo se renova com base nessas transformações. "O Uber, as bicicletas amarelas aqui em São Paulo e o aluguel de lanchas no Lago Paranoá, em Brasília, são belos exemplos de como os valores de comportamento e também de compra estão passando por uma revisão”, analisou.

Para Santos, as iniciativas de capacitação dos prestadores de serviços turísticos é crucial para fornecer experiências mais alinhadas a esse novo cenário de demanda qualificada. "Um dos grandes ativos do turismo brasileiro, a hospitalidade, depõe a favor disso. Nós já temos isso no nosso DNA, mas para melhorar a competitividade precisamos olhar hoje para o futuro e responder a ele imediatamente”, destacou.

Bob ainda destacou os cassinos como outra importante tendência de mercado para o turismo no Brasil. "Esse é um ramo que tem muito a agregar, embora ainda seja pauta legislativa. Mas basta olhar para o exterior e perceber o quanto eles movimentam em turismo para saber que precisamos desse fator de competitividade aqui", ponderou.

Em alusão à dupla comemoração de hoje, o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, o dirigente parabenizou o empenho dos profissionais presentes para fazer do turismo brasileiro um mercado de ponta. "Vocês transformam cidades em destinos inteligentes, movimentam ideias, realizam projetos e fazem a indústria da felicidade acontecer no Brasil. Só posso aplaudir e agradecer", finalizou.

Texto: Ministério do Turismo / Foto: Kiara Goulart/MTur

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Bernardo do Campo - SP
Atualizado às 15h33 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 25°

21° Sensação
18.7 km/h Vento
60.1% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio