Natureza exuberante, paisagens de tirar o fôlego e muita vida selvagem. Tudo isso você já está acompanhando no remake da novela global, mas o que talvez você ainda não tenha visto, são os detalhes, dicas e informações relevantes para organizar uma viagem inesquecível para o Pantanal.
Onde fica
O Pantanal é o menor bioma do Brasil, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, a sua área aproximada é de 150 mil quilômetros quadrados, o que representa 1,76% da área total do território brasileiro. Com seus períodos de seca ou cheia – é, afinal, uma das maiores planícies inundáveis do planeta, com 210000 km 2, divididos em Norte e Sul.
O Pantanal está localizado na região centro-oeste e ocupa parte dos territórios dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Cerca de 65% de seu território está no estado de Mato Grosso do Sul, enquanto os outros 35% ocupam o Mato Grosso. E mais para além das fronteiras nacionais, o bioma se estende pelas áreas do Paraguai e da Bolívia.
O turismo no Pantanal
O turismo no Pantanal encanta turistas do mundo inteiro, que vêm ao Brasil conhecer as belezas da região, fauna e flora, além de explorar as paisagens selvagens.
Você sabia? O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo, por isso é o destino ideal para os fãs do ecoturismo. São mais de duas mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais.
Então, se você ainda não tinha planejado sua viagem para o Pantanal, deixe de lado qualquer medo e aventure-se por esta região selvagem. Com mais passeios na água ou por terra, percorrer parte dos 145 km da Transpantaneira é perfeito para conhecer a paisagem da região.
A biodiversidade variada apresenta diferentes espécies de mamíferos, aves, peixes, répteis e o maior ícone entre elas é a onça-pintada. Essa fauna habita cenários com recortes de Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, charco e Mata Atlântica. É um passeio perfeito para ser chamado de safári brasileiro.
Como é o clima?
A dica mais importante é que antes de programar qualquer viagem é preciso se informar sobre como é o clima na região, qual a melhor época para visitar e qual é a maneira mais segura de chegar ao local. Ok? Então, reunimos algumas informações para te ajudar a se planejar e começar a organizar sua viagem para o Pantanal.
O Pantanal é um lugar que apresenta temperaturas altas durante o ano inteiro. A temperatura média anual é de 24°C. Durante o verão, o índice de chuva é bem maior do que no inverno.
Escolher o período do ano para ir ao Pantanal depende de qual é o objetivo da viagem: quem escolhe ir entre abril e setembro vai pegar a temporada mais seca do destino, mas o calor mesmo só aparece entre outubro e março, que é quando mais chove na região.
Pantanal Norte x Pantanal Sul
Você pode escolher qual região visitar, se você quer conhecer manifestações culturais, danças típicas, praticar pesca e ver de perto animais aquáticos, o Pantanal Norte é o mais recomendado.
Mas, se você espera ter um contato mais de perto com animais selvagens e praticar canoagem, o Pantanal Sul é o ideal. Entretanto, tanto a região Sul quanto a região Norte, do Pantanal oferecem passeios tradicionais e que merecem estar no roteiro de todo visitante.
Então, o que fazer no Pantanal?
Para explorar bem a região, os que gostam de pescar podem se hospedar em barcos-hotel. Também é possível fazer ecoturismo usando o day use de hotéis ou hospedando-se em uma das fazendas, que geralmente oferecem pensão completa e organizam passeios. Também há trilhas, safáris fotográficos, observação de aves, passeios de barco ou a cavalo e atividades junto com peões das fazendas.
Quais as cidades visitar no Pantanal?
Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul): Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho.
Pantanal Norte (Mato Grosso): Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.
+ 7 dicas para você programar sua próxima viagem a Bonito (MS)
+ Fazenda Chapadão, em Serra Negra, oferece turismo ecológico no interior de São Paulo
Mín. 9° Máx. 17°
Mín. 5° Máx. 13°
Sol com algumas nuvensMín. 6° Máx. 14°
Sol com algumas nuvens